Translate

Total de visualizações de página

quinta-feira, 21 de junho de 2012

Formas de disseminação: etapa do ciclo de IM

Antes de abordar sobre o modelo dinâmico, compartilho algumas considerações essenciais do ciclo de inteligência como formas de disseminação para os tomadores de decisão com base no livro - Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações – fornecido durante o meu pós graduação em Inteligência de Mercado, na FIA.



• Clipping de informações


Geralmente é uma ferramenta de uso diário – os usuários recebem por e-mail as principais notícias relacionadas a empresa, ao mercado, concorrentes, fornecedores, e demais assuntos relacionados a área em questão.



• Alerta competitivo


Elaborado quando, ao perceber movimentações no mercado, a área de IM consegue analisá-las e transformar em informações.


• Newsletter de inteligência


Funciona como um apanhado das últimas movimentações, diferenciando-se diferenciando – se do clipping por seu caráter mais analítico.


• Panorama setorial/Panorama competitivo


Relatórios que possibilitam entender as últimas movimentações do mercado de atuação e dos concorrentes. São relatórios fundamentais para que a empresa trace suas estratégias.


• Relatório completo de inteligência


Esse relatório está diretamente ligado às movimentações estratégicas do mercado.




*** Os relatórios podem ser sazonais – mensais, trimestrais ou mesmo semestrais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário