Antes de abordar sobre o modelo dinâmico, compartilho algumas considerações essenciais do ciclo de inteligência como formas de disseminação para os tomadores de decisão com base no livro - Inteligência de mercado: conceitos, ferramentas e aplicações – fornecido durante o meu pós graduação em Inteligência de Mercado, na FIA.
• Clipping de informações
Geralmente é uma ferramenta de uso diário – os usuários recebem por e-mail as principais notícias relacionadas a empresa, ao mercado, concorrentes, fornecedores, e demais assuntos relacionados a área em questão.
• Alerta competitivo
Elaborado quando, ao perceber movimentações no mercado, a área de IM consegue analisá-las e transformar em informações.
• Newsletter de inteligência
Funciona como um apanhado das últimas movimentações, diferenciando-se diferenciando – se do clipping por seu caráter mais analítico.
• Panorama setorial/Panorama competitivo
Relatórios que possibilitam entender as últimas movimentações do mercado de atuação e dos concorrentes. São relatórios fundamentais para que a empresa trace suas estratégias.
• Relatório completo de inteligência
Esse relatório está diretamente ligado às movimentações estratégicas do mercado.
*** Os relatórios podem ser sazonais – mensais, trimestrais ou mesmo semestrais.
Nenhum comentário:
Postar um comentário