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domingo, 22 de maio de 2011

Área de Inteligência de Mercado e Perfil de seus Profissionais

Existem muitos assuntos a serem explorados para falarmos de inteligência, porém, é curioso e essencial abordar como está este mercado e quem são os profissionais da área.
No jornal “Valor Econômico” de 22/02/2011 foi divulgado um artigo a respeito deste mercado, em que até pouco tempo era inexistente a estrutura da área de inteligência de mercado no organograma das empresas. No entanto, este cenário passa a mudar, principalmente nos 2 últimos anos, devido ao impacto das novas tecnologias e a grande quantidade de informações geradas pelas redes sociais. Como resultado se tem um aumento médio anual de 35%, conforme estimativas de headhunters entrevistados pelo jornal, nas contratações de profissionais especializados, sendo a área de inteligência considerada a mais aquecida no marketing.
A área de inteligência de mercado é muitas vezes confundida com pesquisa de mercado, no entanto, a pesquisa é apenas uma ferramenta complementar para as atividades dessa área. Desta forma, para esclarecer o papel da área, devemos saber que existem duas maneiras que regram a forma que a inteligência é gerada pelas empresas, ou seja, pode iniciar pelo planejamento estratégico da empresa e/ou por vigilância (através do monitoramento dos sinais fracos do macro-ambiente empresarial). Algumas vezes, ainda se fala em inteligência por suporte, sendo essa uma opção facultativa.
Neste contexto, o jornal trouxe como perfil para o profissional da área de inteligência as seguintes características: visão sistêmica, capacidade de negociação, capacidade de analise e gestão de projetos.
Para finalizar, utilizarei uma comparação feita pelo professor da FEA/USP, Fernando Almeida, relacionada ao papel do profissional da área a que nos referimos aqui:
“como um maestro: Você não toca a música, não toca nenhum instrumento na orquestra. Mas coordena a execução para que o resultado final do seu processo, seja alcançado. E que as melhores decisões sejam tomadas (...) Você quero dizer profissional da área de inteligência, trabalha os dados, faz coleta, ajuda a fazer coleta, pois você não tem acesso a todas as informações do mercado. Precisa das pontas, dos executivos comerciais, das pessoas que tocam as outras atividades, compras, RH, produção, etc. que vão ajudá-lo a escanear o ambiente a procurar informações antecipativas, de sinais de mudança. Você é responsável pelo fluxo de informação e de sua gestão”.

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