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quarta-feira, 18 de maio de 2011

Inovação e Marketing

Inovação e marketing estão intimamente relacionados e por isso podem responder questões importantes para refletirmos inicialmente  a respeito destes  assuntos: quantas mudanças nos mercados são ignoradas por empresas que não estão preparadas; quantas novas oportunidades se perderam para os concorrentes; quantos funcionários dividem suas boas idéias em outros lugares porque as empresas onde atuam não têm consciência de si mesmas, sua capacidade e seus mercados? Por isso, é essencial entender que a natureza da inovação, constitui-se  de forças em constante mudanças. E, ainda nesse sentido, deve-se reforçar que essas grandes mudanças estão em um contexto de incertezas, onde diversas forças agem ao mesmo tempo desafiando a capacidade humana de projetar como tudo isso irá evoluir. Desta forma, existem ferramentas de software para inovação (tecnologia-gestão do sistema de inovação) que permitem coletar, avaliar ideias na organização, como também em seus parceiros e clientes.
E essas mudanças citadas têm ocorrido com muita rapidez, assim como as novas gerações estão utilizando as redes sociais on-line e assim modificando suas atitudes  frente ao sentido da inovação e de como ela deve ser abordada. Portanto, é muito provável que, para um novo futuro, a inovação não estará mais concentrada em produtos, mas em novos modelos de negócios que procurarão extrair maior valor das redes sociais e dos processos de inovação nos modelos de negócio.
Para finalizar, é fundamental compreender algumas idéias separadamente de inovação:
1. A inovação corresponde a um processo para se tornar inovador, e não somente inventar um produto específico. O valor que dura é aquele criado através de um novo modelo de negócios, capaz de recombinar ideias e invenções que já existem e criar um novo valor.
2. Transforma comportamentos e culturas. Ex: Google alterou o modo como anunciantes acham novos clientes.
3. Gera mudanças essenciais nos processos e no negócio, não apenas no produto e serviço.
4. A inovação mais importante em seja qual for a organização, não se refere a um produto específico, está na renovação do modelo da empresa. Referencial competitivo é temporário, por isso, sempre, precisa-se estar se reinventando.
Conclui-se que a inovação baseia-se nas estratégias, conceitos, fundamentos, práticas de marketing para alcançar seus objetivos.

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