Translate

Total de visualizações de página

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Redes Sociais: uma breve reflexão

Lembro bem quando há alguns anos, entrava no mirc, para bate-papo online. Em seguida, começou-se a se falar em icq e depois MSN e skype. Parei por aqui.
Também, passamos a conviver com Orkut, twitter e facebook. Hoje em dia, muito se fala no Linkedin. Mas estes são apenas alguns exemplos que citei das redes sociais. No entanto, tem muito mais e muitas vezes desconhecemos grande parte delas. Muitos devem saber, até mesmo porque foi um dos assuntos mais comentados na internet, que no Brasil, chegou recentemente uma rede social holandesa para casados que querem casos extraconjugal, em total sigilo.
Bem, mas para refletirmos o poder de crescimento e negócios, atualmente, das redes sociais, voltamos para a fase de sucesso do mirc e icq. Particularmente, era um vício, ficava conversando, online, até tarde da noite e recordo que meus pais diziam que estava na hora de ir dormir. Acontecia que eles nem imaginavam que anos depois também teriam se entregado ao mundo das redes sociais e que muito se entreteriam descumprindo a regra dos horários. Percebo como se o mundo real estivesse, hoje, se rendido ao virtual. Além disso, sinto as pessoas tendo uma necessidade de viverem o tempo todo com essas duas realidades. O que estou querendo dizer é que tem mais sucesso as tecnologias que dão vantagens de aplicativos para as redes sociais. Neste contexto, aproveito para questionar: Por que as empresas têm tanta preocupação com sua imagem no mundo virtual? É simples concluirmos, se pensarmos no grande número de pessoas rendidas as redes sociais, no avanço das tecnologias que permitem as pessoas realizarem o desejo de estarem sempre conectadas e que desta forma podem ter sua rotina e dividir com o mundo suas emoções instantaneamente. O mundo real das pessoas esta registrado nas redes sociais. Assim quanto mais vantagens e tempo as tecnologias oferecem para que os internautas interajam com as redes sociais mais interessante se torna. Não é mais muito interessante apenas deixar recados online, os seres humanos querem dizer onde estão, com quem estão, o que estão fazendo, se esta dentro das expectativas, acima ou abaixo e por aí segue.
Para encerrar, antes quero dizer que em outros artigos comentarei mais a respeito das redes sociais e tecnologias, como Iphone 4 e IPAD, pois estes são assuntos que sempre temos o que discutir, porém agora fica um trecho da revista Amanhã, no qual mostra claramente o perfil da geração que acompanha fielmente as redes sociais:
O consumidor  Y – “ Eles passam o tempo todo conectados à internet. Usam e abusam da comunicação eletrônica e mantém um grande círculo de relacionamentos on-line. Tratam amigos, colegas, chefes ou subordinados sem muitas deferências, estabelecendo com eles diálogos abertos, rápidos e informais. Também são imediatistas e estão sempre dispostos a viver o “aqui-e-agora” – mesmo que, às vezes, isso signifique deixar para trás uma carreira promissora ou projetos que só dariam retorno no longo prazo”. (Revista Amanhã, abril de 2011).

Nenhum comentário:

Postar um comentário